domingo, 11 de julho de 2010

Igreja Nossa Senhora do Monte Carmo

A Igreja de Nossa Senhora do Carmo da Antiga Sé, outrora chamada de Capela Real ou Imperial, guarda muito do patrimônio histórico brasileiro, pois foi lá onde os monarcas do país foram coroados no século XIX.


Bom, na visita que realizamos até a Igreja Nossa Senhora do Carmo, vi diversas coisas . Era uma igreja grande do qual havia a capela imperial da antiga sé, ela é toda pintada a ouro por dentro com vários santos a cada lado da parede, a imagem de Jesus e seus discípulos no teto encima do altar, e, também, no fundo do altar , era uma arquitetura Barroca, cada detalhe que havia na parece como um anjo,
Ao lado do altar havia uma pequena salinha ( não lembro o nome ) , que era exclusividade dos ricos do império, somente eles podiam rezar lá . O restante , os mais pobres até, assistiam a missa sentados no chão até , mas assistiam . ( Acredito que nessa época, havia isso porque a igreja católica ainda era muito rigorosa e obrigava as pessoas a frequentarem )
Dentro da antiga Igreja, além da Capela Imperial, havia diversos outros lugares como uma sala onde havia uma imagem de Jesus, esculpida a madeira e a mão !

A primitiva Capela deu lugar à atual Igreja a partir de 1761. As obras, a cargo do Mestre Manuel Alves Setúbal, estenderam-se por quinze anos, tendo o novo templo sido sagrado em 22 de Julho de 1770, com uma procissão solene.

A talha dourada em estilo rococó do interior, de grande beleza, foi realizada por mestre Inácio Ferreira Pinto a partir de 1785.

Capela Real e Catedral

Como a chegada da Família Real Portuguesa e sua Corte ao Rio de Janeiro, em 1808, o vizinho Paço dos Vice-Reis (atual Paço Imperial) foi utilizado como casa de despachos da Corte. A rainha D. Maria I (1777-1816) foi instalada no também vizinho Convento do Carmo, sendo ambos os edifícios ligados por um passadiço elevado (hoje inexistente), sobre a Rua Direita. Por ser o templo mais próximo, D. João VI designou a Igreja do Carmo como nova Capela Real Portuguesa e, pouco mais tarde, também como Catedral do Rio de Janeiro, condição que manteve até 1977, quando foi inaugurada a nova Catedral Metropolitana, na Av. Chile.

Como Capela Real, a Igreja do Carmo foi palco de importantes eventos, como a sagração de D. João VI como Rei de Portugal, em 20 de março de 1816, após a morte de D. Maria I. Aqui também se casaram o príncipe D. Pedro, futuro Imperador do Brasil, com D. Leopoldina de Áustria, no dia 6 de novembro de 1817.



Michelle Matias

Nenhum comentário:

Postar um comentário