terça-feira, 19 de outubro de 2010

PAÇO IMPERIAL - HISTÓRIA .

Localizado na Praça XV, Rj , construido no séc. VXIII ( 1733 ) e chamado de Paço Imperial pelo fato de o Convento do Carmo ter ficado em sua frente, ele contém um importante valor histórico e diversas modificações em si. (houve modificações/restaurações, até o século de hoje)
A casa da moeda, transferida da Bahia para Rio de Janeiro, foi abrigada em 1697 pelo Janeiro, foi abrigada em 1697 pelo Paço Imperial. Isso foi muito importante, pois daí o Brasil criou um sistema monetário próprio.

Com invasões francesas, em 1710 e 1711, a cada da moeda foi afetada de diferentes formas. Um ano depois, foi bombeado. Depois de tudo isso, ganhou uma restauração (como muitas outras em sua história).
Foi construida uma residência para servir de sede para a CApitania do Rj e MG, na época do governador Gomes Freire de Andrada (1733-1763). Tal prédio, encontrava-se de frente ao mar, progetando uma imagem. Ao seu fundo, encontrava-se o Convento e as Igrejas do Carmo e ao redor o Largo da Polé (comércio do largo hoje em dia)
Em 1763, a casa passou a ser o Palácio dos Vice-Reis no RJ. (antes, Governo Geral do Brasil da Bahia) . O Vice-Rei D. Luiz Vasconcelos e Souza (1779-1790), a reformou e também nesse período houve melhoramentos de urbanização ao lado do prédio, recebendo o nome de Largo do Paço.

Houve diversas modificações ao longo dos séculos...

Ao final,
no séc. XX o prédio passou a abrigar a Repartição dos Correios e Telégrafos, que ali permaneceu até 1982.

No ano de 1929 houve uma nova obra e foram retiradas as plantibandas, amplicando o pavimento da construção e também, acrescentando um frontão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário